
Memorial
O prédio da Santa Casa foi erguido entre 1861 e 1914 e tombado desde 2011 como patrimônio histórico pelo município. O Memorial se fez necessário para tornar as informações acessíveis ao público, contribuindo assim para a compreensão e valorização da história administrativa, médica e cultural da região.
Possui em seu acervo instrumentos e imagens que contam um pouco da história do estado. Esculturas e objetos revelam a singularidade da medicina e seu avanço ao longo dos anos. O equipamento foi idealizado pelo Vice-provedor João Paulo Simões Accioly de Carvalho e inaugurado em 2022.
Horário de funcionamento do Memorial: Segunda a sexta das 7 às 16 horas.
Vicente Pires da Mota
Nasceu em São Paulo em setembro e 1799, foi um sacerdote católico, jurista, professor e político brasileiro. Foi presidente da província do Ceará em 1854, e propôs a criação da Irmandade da Misericórdia. Em 1857 foi concluída a construção de um prédio térreo com capacidade de 80 leitos. Faleceu em outubro de 1882.
Ainda em janeiro de 1857, o presidente da província Paes Barreto, cede salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1861, quando só então ocorreu a inauguração formal da Santa Casa.


Dr. José Cardoso de Moura Brasil, mais conhecido como Dr. Moura Brasil.
Nasceu em Iracema no Ceará em fevereiro de 1848. Formado pela Faculdade de Medicina da Bahia, doutorou-se em novembro de 1872, em seguida partiu para a Europa para especializar-se. Lá permaneceu cerca de três anos.
Médico oftalmologista clínico atendendo e operando na Santa Casa da Misericórdia a partir de 1875. Prestou grandes serviços à população pobre ali ficando até setembro de 1876.
Seguiu para o Rio de Janeiro, então a capital do Império, onde estabeleceu clínica e obteve êxito e reconhecimento, assim como no Ceará, pois agia, também, com caridade para com os necessitados. Faleceu em janeiro de 1928.
Dr. Manoel Nascimento Fernandes Távora
Nasceu em março de 1877 na fazenda Embargo, na então vila de Jaguaribe-Mirim/Ceará. Formado em Medicina em fevereiro de 1902 no RJ. Médico, Farmacêutico, Jornalista, Deputado Estadual, Senador e Interventor do CE. Foi o primeiro médico otorrino da Santa Casa da Misericórdia. Faleceu em setembro de 1974.
Foi casado com dona Carlota Augusta, pertencente à família Caracas de Baturité, antiga Vila Real de Monte-mor o Novo d’América, neta do capitão José Pacífico da Costa Caracas (Capitão Caracas), o fundador da família.


Dr. José Ribeiro da Frota, Doutor José Frota, o “médico perfeito” que dá nome ao maior hospital público do Ceará. Nasceu em Viçosa no Ceará em junho de 1880, filho do desembargador José Gomes da Frota e D. Premilicia Avelina da Silva e Frota, de família tradicional da região.
Um homem de baixa estatura, mas de gigante moral entre a classe médica que, com ciência e caridade, praticou a arte de Hipócrates sem distinção. O médico José Frota dedicou a vida para melhorar os serviços de saúde em Fortaleza e deixou na memória dos cearenses a ressonância perene de seu nome.
Formado em Medicina na Bahia, em dezembro de 1906. Ingressou como médico na Santa Casa da Misericórdia em 1912, onde exerceu a profissão nas especialidades de clínico geral, ginecologista, obstetra e cirurgião, e foi diretor clínico da instituição entre 1947 a 1959. Faleceu em março de 1959.
Trabalhou por muitos anos como clínico no Hospital da Caridade, atual Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza
Compartilhe: