
A SAÚDE DAS FILANTRÓPICAS
Em outros momentos, neste mesmo espaço, vimos destacando o importante papel que a Santa Casa de Fortaleza desempenha em benefício da saúde daqueles menos favorecidos, atuando há 164 anos com toda a dedicação, oferecendo serviços de alta qualidade de forma humanizada.
Ao final de 2024, julgávamos ter chegado a uma solução para as dificuldades financeiras que nos vem tolhendo a ação, provocando, por sua vez, aumento das filas de atendimentos e cirurgias por todo o Estado. Lamentavelmente, o que havia sido entendido como um bom final para essa situação não se concretizou.
Assim, voltamos aos contatos com os governos, com parlamentares, com entidades interessadas no tema, para reforçar que a Santa Casa de Fortaleza representa uma oportunidade de ampliar significativamente a oferta de serviços ambulatoriais e cirúrgicos, bastando apenas um acerto entre os valores praticados pela Tabela SUS e os custos efetivos das filantrópicas da área da Saúde.
As palavras iniciais do Ministro da Saúde, recentemente empossado, dão um alento ao reconhecer a impraticabilidade do atual modelo de remuneração, mas as mudanças anunciadas ainda não são suficientes para afastar os déficits em que incorrem as instituições que atendem predominantemente pacientes SUS, como é o caso da Santa Casa de Fortaleza que, além disso, realiza procedimentos de média complexidade, em mais de 70% dos atendimentos, ampliando o fosso entre pagamentos e custos.
Mas nunca foi da natureza da Santa Casa de Fortaleza ficar em lamentações. Pelo contrário, continuamos clamando por essa justiça, mas também desenvolvendo esforços com atitudes inovadoras que justificam o espírito humanitário que sempre nos acompanhou como hospital de caridade, desde a sua fundação, em 1861.
Neste 2025, por exemplo, inauguramos o nosso Laboratório de Habilidades Clínicas e Cirúrgicas, voltado para aprimorar a formação prática de acadêmicos de medicina, estagiários e residentes médicos, além de atualizar os fluxos assistenciais do hospital, elevando os níveis de segurança e qualidade hoje existentes.
Participamos, ainda, de edital da Universidade Estadual do Ceará e Instituto Atlântico, apresentando quatro projetos inovadores, dos quais três foram contemplados e irão também impactar diretamente em nossos serviços. Os projetos aprovados referem-se à aplicação web para gestão de tarefas e padronização de fluxos hospitalares, desenvolvimento de plataforma de doação online e gestão de contratos.
Ampliando espaços de debates, a Santa Casa participou com palestra de reunião da Academia Cearense de Medicina, com as ilustres presenças, além de inúmeros acadêmicos, de diversas personalidades representativas da área da saúde, sendo ali explanados os planos de reestruturação da entidade, para uma Santa Casa renovada e inovadora.
Esta é a Santa Casa de Fortaleza, que, entre 2014 e 2024, apesar de toda a crise, agudizada neste último ano, realizou cerca de 2,2 milhões de exames de diagnósticos, mais de 116 mil cirurgias, ultrapassou as 414 mil consultas e 46 mil internações.
E para os que não são enquadrados como pacientes SUS, a Santa Casa dispõe da Casa de Saúde Eduardo Salgado, apta a prestar também excelentes serviços por compartilhar quadros e equipamentos, atendendo particulares e beneficiários dos Planos de Saúde da CAFAZ, do IPM e do ISSEC. De todas as formas, seguimos com a máxima: salvando vidas desde 1861.

Compartilhe: