A importância da rede social para o profissional da saúde

Quando me formei a 14 anos em fisioterapia, uma das primeiras coisas que eu e meus colegas fazíamos para divulgar nosso trabalho era produzir cartões de visita e panfletos. Depois disso saíamos entregando para os familiares e conhecidos todos aqueles materiais. Se você desejasse algo menos exaustivo, então precisaria de maior investimento, porque as outras opções eram outdoors e anúncios em rádio e TV. Mas, tudo isso não era garantia de que você era um profissional de confiança, afinal não havia nada que comprovasse isso.

 

Hoje, com o advento das redes sociais, você não só consegue divulgar seu trabalho de forma acessível, como também se torna alguém capaz de produzir e informar as pessoas sobre aquilo que diz respeito à sua área. Se antes era necessário ir até as pessoas para que elas conhecessem mais sobre seu serviço, hoje se torna possível que elas te encontrem como um profissional que consegue apresentar respaldo e segurança.

 

Mas, mesmo com esse crescimento, há quem subestime o uso das redes sociais, principalmente por acreditarem que esta é uma plataforma que só dá certo se você fizer dancinhas e memes. De fato, não posso negar que estas duas formas de conteúdo chamam a atenção das pessoas, porém, em tempos de tantas desinformações, você ser uma fonte de conteúdo científico e seguro se torna mais relevante e proporciona muito mais atração.

 

Ah, mas já tem muita gente da minha área fazendo conteúdo sobre o que eu faço. Eu vou ser só mais um. Sim, mas, como dizem todas as mães: você não é todo mundo. A informação pode ser a mesma, porém a forma de repassá-la é diferente, pois o seu jeito de se expressar e se relacionar com as pessoas é único.

 

Muito mais do que expor informações (porque isso qualquer Inteligência Artificial pode fazer rs) as pessoas também buscam conexão com quem falam. É preciso escrever bem e de forma autêntica! Você já deve ter visto uma pessoa, ou então é essa pessoa, que escolhia qual telejornal ia assistir, pois se identificava com um dos apresentadores. De forma similar ocorre com as redes sociais: podem existir diversos dermatologistas falando de cosmiatria, vários cirurgiões falando sobre lipoaspiração, odontologistas abordando sobre próteses e tratamentos, mas é a sua história, a sua comunicação, a sua personalidade que as pessoas também querem ver.

 

E se você ainda acredita que ‘’já tem muita gente falando’’ trago aqui dados da Livance, startup de consultórios médicos, que em sua pesquisa aponta que 55% dos médicos ainda não investem em marketing. Ou seja, muita gente, inclusive você!

 

Sei que para muitos iniciar nas redes sociais parece ser um grande desafio, todavia posso te garantir, que em todos esses anos trabalhando com o marketing de profissionais da saúde, sempre encontramos resultados para além da atração de novos pacientes. Pude ver profissionais amenizando dúvidas e sanando mentiras em tempos de pandemia, vi diversas áreas da saúde levando pessoas a buscarem ajuda profissional para problemas que elas achavam ‘’ser normal’’ e ainda adotarem hábitos mais saudáveis pelo compartilhamento de orientações.

 

Profissional da saúde você possui algo valioso: o conhecimento que salva vidas. Que tal beneficiar as pessoas com isso?

 

Fabíola Melo (*)

Graduada em Fisioterapia, e sentiu na pele as dificuldades que os profissionais da saúde enfrentam para conseguir atrair pacientes para seus consultórios ou clínicas. A partir dessa necessidade, montou uma agência especializada em marketing para a área da saúde, tendo conquistado clientes em todos os 4 cantos do Brasil.

 

Hoje ela tem como missão, entregar para o maior número de profissionais todo o conhecimento adquirido ao longo de 10 anos de experiência com marketing para área da saúde, e assim mostrar o caminho passo a passo, para conseguir alcançar o reconhecimento das suas especialidades, e consequentemente, atrair novos pacientes todos os dias.

Fabíola Melo (*) Graduada em Fisioterapia Especialista em Gestão de Tráfego Pago e Vendas Online @fabolamelomarketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Suplementação do Esporte à Medicina Preventiva
Next post Sucesso & Carreira: O Poder Inexplorado do Branding Pessoal na medicina