A importância da simulação realística no ensino médico
No campo do treinamento, o laboratório de simulação realística proporciona facilidade para aquisição de habilidades para alunos de graduação, residência médica e pós-graduação stricto sensu. Não se justifica o uso de paciente, na chamada curva de aprendizado, à custa do ser humano, sujeito a alta prevalência de morbimortalidade, até que o cirurgião adquira habilidade, experiência e proficiência.
A habilidade inicial deve ser adquirida nos laboratórios de habilidades, em modelo de treinamento por meio de simuladores. Tudo isto desencadeou ao longo da história, reflexões éticas, técnicas, filosóficas e religiosas direcionadas para a pesquisa, treinamento e ensino em animais vertebrados.
Portanto, os animais devem ser utilizados dentro dos princípios éticos do Comitê Institucional de Ética em Pesquisa com base na Declaração de Helsinque e no Guideline for the Care and use of Laboratory Animals. USA, 1996 (National Institute of Health, Washington, DC). E cada vez mais substituido (Replacement) por métodos alternativos, que podem ser: cultura de células e tecidos, sistemas inertes e simuladores. Este último pode perfeitamente ser útil no treinamento inicial, de novas técnicas cirúrgicas, como videocirurgia, microcirurgia e robótica, bem como no ensino de técnicas operatórias para aluno de graduação e residentes de cirurgia.
A melhora das habilidades cirúrgicas ocorria, frequentemente e somente, com treinamento na sala de operação. Nos anos recentes, diversos centros têm estabelecido que laboratórios de habilidades cirúrgicas são essenciais para a educação cirúrgica, com o objetivo de promover o refinamento desta habilidade para aplicação clínica e são imprescindíveis na plataforma curricular da educação cirúrgica para promover segurança ao paciente na sala de operação.
Desenvolvemos, em nosso doutorado, o Modelo de Treinamento em Vídeo Cirurgia por Meio de Simulador Real de Cavidade Abdominal, onde consta a implantação de um Laboratório de Habilidades Cirúrgicas para treinamento de suturas manuais, instrumentais convencionais, e um simulador de cavidade abdominal para endosuturas, endoanastomoses, e várias estações de técnicas e táticas de cirurgias minimamente invasiva, com feedback de absorção dos conceitos psicomotores por meio de Escala de Progressão de Habilidade e Proficiência em Vídeo Cirurgia.
Tal modelo, permitiu a implantação do Mestrado Profissional de Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação Realística, no Centro Universitário Unichristus e vários centros universitários e hospitais escolas do Brasil. Além de realizar cursos lato sensu de Vídeo Cirurgia e Robótica, em parceria com as sociedades de Cirúrgica – Colégio Brasileiro de Cirurgiões, SOBRACIL, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em congressos, jornadas e educação continuada para jovens cirurgiões.
A próxima e mais importante etapa é implantar, oficialmente por meio do Ministério da Educação, na matriz curricular das mais de quatrocentas residências de cirurgia, espalhada por este imenso Brasil.
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