A Santa Casa também na Educação

Instituição longeva, com características bem marcantes, berço da medicina no Ceará, a Santa Casa de Fortaleza cuida também da educação, sendo reconhecida oficialmente como Hospital de Ensino desde 2014.

 

Os residentes em Medicina na Santa Casa confirmam a tradição secular desse olhar para o ensino e não apenas a prática médica, esta feita sempre com esmero e qualidade, marcas de uma instituição focada nos mais carentes.

 

Outro ponto que bem a identifica é o pioneirismo, tendo sido o palco inicial de muitas das conquistas do povo cearense, em seus momentos de maiores carências por serviços de saúde.

 

A implantação da Diretoria de Inovação em Saúde permitiu maior alinhamento com instituições de ensino superior e de ciência e tecnologia, agregando novos conhecimentos internamente e proporcionando a contrapartida adequada para que se amplie a aprendizagem, em suas diversas formas.

 

Na parceria com a FIEC-SESI/SENAI, abriram-se possibilidades de ensino de capacitação para colaboradores e familiares, estendendo-se também aos moradores dos entornos da Santa Casa propriamente dita, do Cemitério São João Batista e do Hospital São Vicente de Paulo.

 

Denominado Projeto Educar Santa Casa, tem início com cursos profissionalizantes para pintor de obras, manutenção de ar-condicionado, manutenção de equipamentos hospitalares, reaproveitamento de alimentos, padeiro, costureiro, Libras dentre outros. Nos contatos já realizados com moradores, estão sendo definidas regras para inscrição e responsabilidade social que irão assumir.

 

O Projeto vai proporcionar, ainda, ensino supletivo para jovens e adolescentes e bolsas de ensino fundamental e médio nas escolas SESI/SENAI, cujas definições estão sendo finalizadas pela área de recursos humanos.

 

Em outra vertente, e agora através da parceria com a FECOMÉRCIO, o SENAC já alinhou 28 soluções dentre as necessidades apontadas pela Santa Casa, com ações voltadas para as áreas de saúde e gestão, além de práticas supervisionadas em áreas como infraestrutura, estágios curriculares para técnicos em enfermagem e instrumentação cirúrgica, bolsas integrais para formação inicial e continuada e cursos in company.

 

Além dessas ações bem direcionadas, a Santa Casa vem cuidando de identificar outras demandas, inclusive em nível de pós-graduação. Afinal, com convênios de parceria com todas as universidades locais e alguns centros universitários e a visão inovadora cada vez mais apurada, este é o caminho natural a ser trilhado.

 

As dificuldades ainda estão presentes no dia a dia institucional, mas os esforços que toda a abnegada equipe vem realizando permitem a confiança em uma Santa Casa renovada, mantendo seu pioneirismo e olhar focado nos mais carentes.

 

Salvando vidas desde 1861, a missão da Santa Casa é continuar sempre e cada vez mais ativa.

Vladimir Spinelli Chagas Administrador e Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Qual melhor regime tributário para médicos e clínicas médicas?
Next post Instalação da Santa Casa em fevereiro de 1861