As Residências em saúde na promoção da assistência de qualidade

Com a criação dos primeiros hospitais no formato que conhecemos hoje, sobretudo após o período medieval, os serviços se empenhavam em atribuir ao cuidado o papel de vocação, quase como o exercício de um dom. Claro que nossas aptidões e desejo de oferecer o melhor ao outro são essenciais, mas cada dia fica mais nítido a importância da saúde baseada em evidências, levando em conta não apenas a boa vontade dos profissionais, mas seu domínio técnico para o exercício de suas atividades.

Assim, desde sua concepção através da Lei 8.8080 de 1990 o Sistema Único deSaúde (SUS) é o responsável pela formação de seus trabalhadores. Com isso o SUS viraescola e seus profissionais professores e alunos por toda a vida, já que essa estrada deensino-aprendizagem não tem fim. Formar profissionais e aperfeiçoar a mão-de-obra jáexistente são uma das principais formas de cuidar da saúde dos nossos usuários, já queprofissionais bem treinados cuidam melhor e com mais motivação, pois identificam aimportância do seu trabalho e o executam com mais segurança.

 

As Residências em Saúde surgem nesse contexto como um dos principais modelos de formação de profissionais. São 5.760 horas durante dois anos de especialização lato-sensu através do ensino em serviço, contando com toda a rede de saúde e todos os que a compõem, inclusive os usuários como professores. Com 80% da sua carga-horária prática e teórico-prática, contamos com os profissionais da assistência como os principais docentes, trazendo um conhecimento baseado na realidade. Além
disso, é uma excelente oportunidade de aprimorar os conhecimentos desses profissionais.

 

A Residência movimenta todo o serviço através da criatividade e da análisecrítica de dados, promovendo por meio das melhores evidências científicas melhorias naexecução das atividades diárias, evitando assim o trabalho no chamado “pilotoautomático”. Através de atividades assistenciais e gerenciais, estudos de caso,atualização científica e desenvolvimento de pesquisas é possível ensinar e aprender coma nova geração de especialistas que se encontra conosco em aprimoramento.

 

Em parceira com a Escola de Saúde Pública do Ceará, o CRIO já formou maisde 120 profissionais desde 2016, nas categorias de psicologia, nutrição, farmácia,serviço social, enfermagem e fisioterapia. Por acreditar no ensino que oferecemos boaparte do nosso quadro de funcionários é composta por egressos, sendo estes hojepreceptores e auxiliando na formação das novas turmas.

 

Assim, consolidamos nosso compromisso em ensinar o amor em cuidar, mas também o conhecimento técnico e profissional necessário para a melhor assistência em saúde possível. Reconhecemos que a educação pode salvar vidas e que o ensino em serviço através da residência é primordial pra construir a saúde que nossa população precisa e merece. Por isso, o CRIO fortalece sua marca não apenas em Fortaleza, mas através dos nossos egressos que hoje atuam em outros municípios e estados pelo Brasil afora, gerando uma rede de cuidado, afeto e competência inefáveis.

 

Profa. Ms. Emanuelly Mota Silva Rodrigues.

Psicóloga, Mestre em Ensino na Saúde (UECE), Coordenadora de Ensino e Pesquisa do CRIO e da Residência Multiprofissional em Cancerologia CRIO/ESP-Ce.

@centrodeoncologiacrio

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