CREMEC – Uma nova gestão

As atribuições dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina estão definidas na Lei nº 3.268/57, bem como o processo de escolha dos conselheiros e sua composição. São os Conselhos de Medicina órgãos supervisores da ética profissional em todo o País e, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da “classe médica” (conforme a Lei), cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da Medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

 

Assumir a cadeira de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado Ceará – CREMEC, antes ocupada pelos ilustres conselheiros, sendo seu primeiro presidente Dr. José Carlos Ribeiro seguido pelos Drs. Raimundo Vieira da Cunha, Edmilson Barros de Oliveira, Almir Pinto, Walter Cantídio, Carlos Augusto Studart da Fonseca, Luiz Paiva Freitas, Ivan de Moura Fé, Dalgimar Beserra de Menezes, Lino Antônio Cavalcanti Holanda e Helvécio Neves Feitosa, todos merecedores de honrarias por seu histórico na medicina cearense e dedicação à casa da ética, implica evidenciar  o desafio que temos pela frente e dizer que,  quem não conhece o passado, caminha cegamente pelo presente.

 

Ingressei no CREMEC como conselheira suplente na gestão 2013/2018, a convite do ilustre prof. Lúcio Flávio.

 

No quinquênio, 2018/2023, exerci a função de vice-presidente, tendo como presidente o Prof. Helvécio Neves Feitosa. Imaginem quão significativo é, assumir a presidência do nosso Conselho, por ser a primeira mulher neste cargo e no meu entendimento, representar o cume da carreira médica bem como, de conselheira.

 

Este desafio foi aceito porque tenho a plena convicção de que nesta caminhada não estarei sozinha e irei contar com o corpo de Conselheiros que tomou posse em 01/10/2023, formado por médicos e médicas que gozam do mais alto respeito dos seus pares, não só pela formação técnico científica de excelência e conduta médica ilibada, mas também pelo humanismo, compromisso profissional e ético, baseados nos princípios e valores hipocráticos.

 

Defender o fortalecimento do SUS, Defender o Ato médico, Defender a criação de carreira de estado para médico, trabalhar pela formação médica de qualidade, Defender a expansão planejada dos programas de residência médica, Lutar pela manutenção do REVALIDA, Promover a participação do médico jovem nas atividades ético-cientificas do Conselho, Expandir as atividades da educação médica continuada, Implantar o Projeto CREMEC ITINERANTE, manter o CREMEC como referência nacional de gestão no Sistema Conselhal, foram alguns de nossos principais compromissos assumidos e que serão honrados.

 

Queremos a participação ativa e engajada de cada médico para a construção de uma entidade cada vez mais forte e representativa dos ideais hipocráticos e dos princípios bioéticos que norteiam o exercício da nossa profissão. 

 

Queremos estreitar nossas relações com todas as entidades médicas que nos representam e assim juntamente com o Sindicato dos Médicos do Ceará, Associação Médica Cearense, Academia Cearense deMedicina e Cátedra de Bioética de Fortaleza, podermos nos empenhar cada vez mais para assegurar aos médicos cearenses, condições dignas de trabalho e remuneração justa, bem como através do nosso departamento de fiscalização identificarmos e denunciarmos às autoridades competentes, casos de violência contra médicos e pacientes, exercício ilegal da medicina, estabelecimentos de saúde que não apresentam condições seguras para o paciente, médicos e demais profissionais de saúde.

 

Deste modo nos comprometemos a trabalhar incansavelmente para executar as prerrogativas do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, CREMEC, nos próximos cinco anos, com independência e altivez, com responsabilidade em todas as nossas ações, no compromisso com a justiça, rigidez no emprego dos nossos recursos, com transparência e eficiência, sempre na busca das melhores práticas de gestão e na certeza de que alcançaremos os melhores resultados.

 

Inês Tavares Vale e Melo (*)

Graduação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB em 1985.

Formação em Cuidados Paliativos pelo Hospice Education Institute, em Londres, em 2001.

Membro Fundadora e Primeira Presidente da Sociedade Cearense para Estudos da Dor – SOCED, por dois mandatos – 2002/2005 e 2010-2013.

Membro Fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP, em 2005.

Membro Fundadora da Academia Nacional de Cuidados Paliativos – ANCP Norte-Nordeste e primeira presidente em 2011.

MBA em Gestão e Governança Clínico-Hospitalar – UNIFOR 2022.                                  

Dra. Inês Tavares Vale e Melo (*) – CRM: 5183 / RQE: 2932, 2933 e 6122 Presidente Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará - Gestão 2023/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post A utilização da tecnologia robótica em cirurgias oferece diversos benefícios
Next post Academia Cearense de Medicina reflexões e sentimentos