É tempo de unir e fortalecer

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Unir e fortalecer cada vez mais a categoria para que sejamos participativos diante de tantas problemáticas, é a nossa bandeira maior à frente da instituição da qual agora participo como dirigente pelo triênio 2024-2026. São palavras do médico Max Ventura, presidente do Sindicato dos Médicos, ao afirmar que lutará para tornar realidade a unificação das instituições médicas em defesas da categoria. Max diz que faz parte do seu programa administrativo reverter as grandes dificuldades que os médicos vêm enfrentando nos últimos anos. A entrevista com o novo presidente do Sindicado dos Médicos do Estado do Ceará segue abaixo, no modelo de perguntas e respostas.

 

Revista: Qual a história e a atuação do Sindicato dos Médicos no nosso estado?

Dr. Max: O Sindicato dos Médicos do Ceará foi fundado em 1941 após um intenso movimento da classe, que começou ainda em 1928 em uma tentativa de implantar a entidade durante uma reunião do Centro Médico Cearense (CMC). Pelo fato de a atividade médica, à época, ser puramente liberal e autônoma, não houve êxito.

 

Somente em 28 de agosto de 1941, foi oficialmente expedida a primeira Carta de Reconhecimento do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará. No entanto, apenas 27 anos depois, o Sindicato foi, de fato, reconhecido pela própria classe.

 

Revista: Quantos médicos temos no Ceará e qual o percentual de sindicalizados?

Dr. Max: Conforme a Demografia Médica 2024, divulgada recentemente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Ceará possui 20.023 médicos, sendo 13.851 atuantes em Fortaleza e 6.172 no interior. O Sindicato possui cerca de quatro mil associados.

 

Revista: Quais os benefícios e serviços que o sindicato oferece aos associados?

Dr. Max: Os associados do Sindicato dos Médicos possuem diversos benefícios, como assessoria jurídica completa e gratuita em várias especialidades (trabalhista, previdenciária, consumerista, criminal, entre outras); defesa ético-profissional; descontos especiais no plano de saúde Unimed Fortaleza e no plano odontológico Uniodonto; um Clube de Vantagens com diversos parceiros locais e nacionais que oferecem descontos exclusivos; 30% de desconto na mensalidade para os médicos recém-formados. Além disso, estudantes de Medicina não pagam sindicalização e usufruem dos mesmos benefícios dos médicos profissionais, e contam com o Projeto Ajuda de Custo, no qual o Sindicato auxilia financeiramente os acadêmicos que desejam apresentar trabalhos em congressos científicos.

 

Revista: Dr. Max, qual a mensagem o senhor gostaria de passar aos jovens e futuros médicos?

Dr. Max: A mensagem que eu deixo para o médico jovem e para o recém-formado e os futuros médicos é que a medicina é uma construção coletiva do próprio médico. Nós temos que ocupar os espaços de debate e de construção da medicina. Nós não podemos deixar que outras instituições compostas por não médicos executem o papel que é do médico. A medicina enfrenta grandes problemas, são grandes as dificuldades. Aos poucos a gente vê uma precarização da medicina e nós precisamos criar em cada um de nós a consciência política de atuação na defesa da medicina para o futuro do nosso país.

 

Revista: App SIMEC, tecnologia na palma da mão. Quais são os serviços oferecidos?

Dr. Max: O App Simec reúne os serviços oferecidos pelo Sindicato dos Médicos, como a Central de Denúncia, as notícias do site, o Clube de Vantagens, o ranking do piso médico, além do acesso ao programa Ajuda de Custo e ao Livro de Ocorrência digital, exclusivos por meio do aplicativo. Os médicos também podem acessar a área do sócio de forma mais rápida.

 

Revista: O que os associados deverão esperar do sindicato a partir da nova gestão?

Dr. Max: Essa nova gestão, ela veio para unir os profissionais médicos em defesa da nossa categoria. Eu espero que a nossa atuação seja muito produtiva no sentido de cultivar em cada um de nós o desejo de transformar a medicina, de sermos participativos diante das problemáticas, sobretudo de unificar as instituições médicas em defesa da nossa categoria e que a gente consiga reverter as grandes dificuldades que temos enfrentados nos últimos anos.

 

Revista: Que é o Dr. Max Ventura?

Dr. Max: Eu tenho 17 anos de atuação no sistema público de saúde. Primeiramente eu atuava como técnico em radiologia para o Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Posteriormente, eu cursei Medicina pela Universidade Federal do Cariri. Atuo na defesa médica e na defesa da formação médica desde os tempos da faculdade, desde o primeiro semestre, participando de centros acadêmicos, associações estudantis e uma atuação mais presente no sindicato estudantil, que é um projeto do sindicato dos médicos do Ceará. Posteriormente, fiz parte da última diretoria do sindicato. Também sou médico-legista pela perícia forense do Ceará, com ingresso na instituição desde 2022.

Dr. Max Ventura – CRM: 22078 Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará Graduado pela UFCA – Universidade Federal do Cariri Médico-Legista pela Perícia Forense do Ceará @sindicatodosmedicosdoceara

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Método criado pelo Dr. Adailson Silva traz resultados para diversos tipos de alopecia Pesquisador cearense desenvolve tratamento capilar avançado
Next post Qualidade de vida com a cirurgia refrativa