Entender para atender

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Você entende ou apenas atende o seu paciente? E depois que o mesmo levanta da cadeira do seu consultório, ele deixa de ser seu paciente? Essas são algumas das perguntas que médicos e gestores da área da saúde devem se preocupar em resolver o mais breve possível.


Primeiramente, é preciso entender que, nos dias de hoje, mais do que se preocupar apenas com os traços patológicos da fisiologia daquele ser humano, faz-se necessário cuidar de toda a jornada do seu paciente, que dar-se-á antes e depois da passagem pela cadeira do seu consultório.

 

O atendimento não começa apenas quando o paciente abre a porta da sua sala, muito antes disso, é interessante ter em mente que a jornada para que alguém possa vir a ser seu paciente começa a partir do momento que a pessoa sente a necessidade de solucionar a sua dor. Sendo assim, como está sendo feita a venda do seu atendimento?

 

Como o seu consultório ou a sua clínica se posiciona no mercado? Antes de ir ao seu consultório, como um paciente em potencial pode saber que você irá solucionar a dor dele? Isso, e muito mais, precisa estar na etapa inicial do levantamento que deve ser feito para entender o perfil dos pacientes que têm frequentado o seu consultório até então.

 

Ademais, a partir do momento em que o paciente em potencial entra em contato com a sua equipe, qual a receptividade que ele recebe? O seu atendimento é direcionado apenas para responder as perguntas ou você tem buscado se relacionar através desse canal de comunicação? É fundamental entender que hoje, mais do que nunca, informações são a sua maior fonte de aprendizado e ter informações da sua base de pacientes é aquilo que fará a diferença para que você atenda o seu paciente exatamente da maneira como ele deseja ser atendido.

 

Por fim, após o paciente sair do seu consultório, qual o estímulo que ele recebe para voltar? Você mantém contato com ele? Ou você apenas se preocupa com a primeira ida do paciente ao seu consultório e depois vai em busca de novos pacientes?

 

Veja bem, não há dúvida de que um atendimento bem feito dentro do consultório certamente é o fator determinante para que você fidelize o seu paciente.

 

Contudo, esse não é o único fator, em um mundo onde nós temos tantas preocupações, afazeres e dispersões nós precisamos ser lembrados das nossas prioridades. Ainda assim, isso não pode ser feito de qualquer forma, é preciso ter as informações certas para traçar uma estratégia eficiente com os seus pacientes e por isso, você precisa entender bem, para atender bem.

Cícero Jorge Especialista em Estratégia de Marketing de Relacionamento e Fidelização de pacientes. Sua paixão por conexões emocionais o torna um pioneiro em transformar clientes satisfeitos em verdadeiros defensores de marcas. @cicerojorgep
Lucas Alves Guimarães Gestor de Políticas Públicas @lucasasgs

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post A saúde começa pela boca
Next post Santa Casa de Fortaleza e ICC selam parceria para transformar o tratamento oncológico no Ceará