Instalação da Santa Casa em fevereiro de 1861
A criação dessa irmandade, confraria de plena feição religiosa, concretizou definitivamente a fundação da Santa Casa de Fortaleza. Além de administrá-la e mantê-la, era do seu mister inspirar seus propósitos e definir sua filosofia já que, de acordo com o espírito da época as atividades assistenciais tinham o caráter de obras de misericórdia e de piedade, de pura inspiração cristã.
Dentro do espírito de sacralidade que reinava na sociedade de então, em que tudo se praticava “sub spécie aeternitatis”, os benefícios das obras assistenciais revertiam não apenas em favor das que os recebiam, como também em prol daqueles que os praticavam, com isso enriquecendo-lhes os tesouros da alma e os méritos espirituais, como bem se expressou o historiador José Bonifácio de Souza no opúsculo “Relatório do Ano Compromissório (1966-67) da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza”. Não fugiu, portanto, Fortaleza a essa norma já comum a todas as outras misericórdias surgidas entre os povos de civilização cristã, onde se destacava, principalmente, Portugal.
Ato contínuo à criação da Irmandade, foi indicada pelo Presidente da Província, a primeira mesa administrativa para reger os destinos da instituição, e que estava integrada pelos seguintes membros:
Vice-provedor
João Severino Ribeiro
Tesoureiro-esmoler
Francisco Fidelis Barroso
Procurador-Geral
Manuel Suares da Silva Bezerra
Mordomos:
Ten. Cel. Luis Antônio da Silva Niamor
Inspetor Luís Vieira da Costa Delgado Perdigão
Padre Hypólito Gomes Brasil
Ten. Cel. João Antonio Machado
Cônsul Manoel Antonio da Rocha Júnior
Chefe de Seção Manuel Nunes de Mello
Cap. Antonio Gonçalves da Justa
Cap. Joaquim da Cunha Freire
Substitutos dos Mordomos:
Pharmaceutico Antonio Theodorico da Costa
Major José Fernandes de Arcanjo Costa Viana
Negociante Luís Ribeiro da Cunha
Pastor Theófilo Rufino Bezerra de Menezes
Major Severino Ribeiro da Cunha
Este Trabalho foi extraído do livro “Santa Casa de Fortaleza” 1861; 1992, de autoria do médico Argos Vasconcelos.