Máquina de faturamento: lote sua agenda com 2 a 5 novos pacientes por dia através do Google e Youtube
No mundo digital acelerado em que vivemos, a presença online é uma arma fundamental para o sucesso de clínicas e médicos na conquista de uma base crescente de novos pacientes. Nesse contexto, quatro poderosas ferramentas assumem o papel de grandes aliadas se bem utilizadas: o Google Ads, o Youtube Ads, o Google Meu Negócio e a telemedicina.
Vamos começar com um diagnóstico rápido:
- O seu paciente encontra você ou sua clínica nas primeiras posições do Google ao buscar um profissional da área?
- Como aparecer na TV, no computador e nos celulares da sua cidade (ou do Brasil) através do Youtube impactaria seu faturamento?
- Seu consultório ou clínica está no Google Mapas com inúmeras avaliações de pacientes recomendando seus serviços e um site bem estruturado e profissional mostrando suas especialidades?
- Já está atendendo pacientes de outros Estados e municípios através da telemedicina?
Cada “não” para as respostas anteriores é um ponto que merece atenção para o seu negócio e que você pode usar do marketing digital para atrair novos pacientes.
Todos os dias, milhares de pessoas estão buscando soluções para seus problemas no Google e no Youtube, seja de uma maneira mais aberta, como, “como melhorar meu refluxo” ou “o que é peeling de fenol”, seja de maneira mais direta, como “gastro em Fortaleza” (390 buscas mensais) ou “dermatologista em Fortaleza” (590 buscas mensais) ou cirurgia plástica em fortaleza (280 buscas mensais), a título de exemplo.
Muitas estão precisando de um médico ou buscando um procedimento agora mesmo. Quem não estiver aparecendo para esses possíveis pacientes está perdendo mercado e faturamento. Fato.
Em um ano, considerando captarmos entre 3-5% destas buscas como pacientes, o dermatologista, o gastro e o cirurgião do nosso exemplo poderiam captar, respectivamente, entre 140-234 novos pacientes (3%-5% de 12x 390); 212-354 novos pacientes e 100-168 novos pacientes, considerando apenas estes termos.
No Google, qualquer médico ou clínica poderá ofertar seus serviços e aparecer para os pacientes certos na hora certa em que estiverem buscando seus serviços. Isso ocorrerá para milhares de termos de buscas em todas as especialidades e serviços existentes.
A ficha do Google Meu Negócio, por sua vez, é o perfil disponibilizado para que você apresente seu negócio, indique seu site, onde atende, atualize seus pacientes com novidades, além de mostrar as avaliações do que acham do seu trabalho (ferramenta ainda muito subutilizada no Brasil). Ela aparecerá nos resultados de busca do Google e será uma importante fonte de novos pacientes se bem gerenciada e otimizada.
Na sequência, hoje o brasileiro assiste a mais vídeos no Youtube do que na TV aberta. Imagine então como seria aparecer em milhares de TVs, celulares e computadores nos principais bairros de Fortaleza (ou qualquer cidade), investindo um percentual mínimo do valor que seria caso fosse na TV, esclarecendo dúvidas comuns dos pacientes, divulgando seu nome e se posicionando como referência na cidade e até mesmo no Brasil? Pois é. Isso é possível e vou lhe contar aqui um segredo: tem praticamente ninguém fazendo isso ainda.
Nesta linha de pensamento, a telemedicina está se expandindo rápido. Com a crescente demanda por conveniência, as consultas virtuais têm se tornado uma opção popular para muitos pacientes que buscam rapidez e comodidade, e uma nova fonte de receitas para médicos e clínicas por poderem prestar serviços para pacientes em qualquer lugar do mundo. Sua estruturação em seu site é simples e pode render bons frutos.
Nestas poucas e rápidas linhas, esperamos que tenhamos conseguido fazê-lo enxergar um pouco das inúmeras possibilidades do mundo digital, o qual se torna um horizonte obrigatório se você quiser expandir suas atividades.