Precisão e inovação no combate ao câncer com Radioterapia Avançada
O Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) tem como objetivo principal promover o tratamento interdisciplinar dos pacientes, proporcionando recursos humanos e tecnológicos para prevenir, confirmar e tratar as neoplasias. O CRIO é um centro de tratamento de câncer habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon, que oferece uma assistência geral e especializada.
As Unacons oferecem tratamentos de radioterapia, estes, no qual se utilizam radiações ionizantes, por exemplo, os raios-X, que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem.
A radioterapia pode ser feita de duas maneiras, braquiterapia e teleterapia (radioterapia externa). A braquiterapia utiliza uma fonte de radiação que é colocada junto ao tumor, através de aparelhos específicos, e pode ser utilizada em diversos casos, sendo o tratamento de colo uterino o mais comum. Na teleterapia, a radiação é emitida por um aparelho chamado acelerador linear, que fica afastado do paciente e direcionado ao local a ser tratado.
O departamento de radioterapia do CRIO, dispõe de equipamentos para tratamento das duas modalidades. Para braquiterapia, nosso departamento utiliza a fonte de Iridio-192 (Ir-192) e o afterloader da empresa Elekta, utilizado na rotina para os tratamentos ginecológicos.
Para a radioterapia externa, o setor possui 5 aceleradores lineares, sendo: Versa HD e Harmony Pro da empresa Elekta, Artiste, MD2 e Primus da empresa Siemens. Eles são utilizados para tratamentos de diferentes regiões anatômicas, possibilitando realizar técnicas de Radioterapia Conformacional (3D), Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), Radioterapia Volumétrica Modulada (VMAT), dentre outras técnicas mais complexas, como radiocirurgia de sistema nervoso central (SRS) e extra-craniana (SBRT/SABR).
Os aceleradores lineares Versa HD e Harmony Pro são os mais recentes adquiridos pela instituição, eles são projetados para oferecer alta precisão e eficácia no combate ao câncer tendo como a principal vantagem, a capacidade de entregar doses de radiação extremamente focadas no tumor, preservando ao máximo os tecidos saudáveis ao redor. Devido a essas características são utilizados para os tratamentos de SRS e SBRT/SABR, que utilizam altas doses de radiacão em poucas fracões.
A precisão e acurácia desses equipamentos, está associado a Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT), que auxilia no posicionamento do paciente em cada aplicação do tratamento, a verificação é feita utilizando o Cone Beam-CT (CBCT) antes e durante as sessões de radioterapia.
Além do parque tecnológico, o departamento de radioterapia do CRIO, dispõe de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, composta por médicos, físicos médicos, dosimetristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos e tecnólogos de radiologia. Estes profissionais são responsáveis pelo acolhimento, acompanhamento e entrega do tratamento, buscando a excelência e a humanização em todas as etapas, proporcionando o melhor aos nossos pacientes.
Equipe de Físicos do CRIO:
Anderson Sorgatti, Guilherme Casabona, João Pedro Dentello, Lais Forner e Nelson Júnior Gonçalves
@centrodeoncologiacrio
Compartilhe: