Uro-Oncologia em foco - avançando na educação médica continuada e no cuidado ao paciente com câncer urológico

A Uro-Oncologia é a área que engloba os cuidados aos pacientes portadores de câncer urológico. Assim como em outros tipos de neoplasias, a assistência a esses pacientes requer equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais médicos, como urologistas, radioterapeutas e oncologistas clínicos, e não médicos, como enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros. 

 

Fellowship é um programa de complementação da formação de médicos já especialistas para aperfeiçoamento em áreas específicas. Até então, não existia no estado do Ceará um programa de fellowship em Uro-Oncologia, sendo o serviço da Santa Casa pioneiro nesse aspecto.

 

O programa é ofertado a urologistas já formados com interesse em sub-especialização. Conta com vivências em todas as áreas que lidam na abordagem ao paciente portador de câncer, tanto na própria Santa Casa como em instituições parceiras. Acompanhamos em consultórios oncologistas clínicos e radioterapeutas, o que fornece um aprendizado ao urologista para além do ponto de vista cirúrgico. Em relação à programação científica, o serviço possui sessão clínica semanal de uro-oncologia em formato híbrido (presencial e transmissão online), onde são discutidos artigos e casos clínicos entre profissionais de diversas áreas, que possibilitam decisões para casos mais complexos baseadas em evidências científicas e abordagem multidisciplinar. Há ainda produção científica, com publicações de trabalhos em revistas e congressos.

 

O programa oferece elevado volume cirúrgico, com cirurgias tanto em pacientes do SUS como da saúde suplementar, o que facilita a inserção do profissional ao mercado de trabalho, além de poder realizar determinados procedimentos que ainda não são ofertados na saúde pública. Exemplo disso é a cirurgia robótica, que cada vez mais vem sendo utilizada nos tratamentos oncológicos, especialmente do câncer de próstata. No nosso estado ainda não possuímos programa de formação em cirurgia robótica durante a residência, mas no fellowship é possível acompanhar os profissionais da Santa Casa que realizam esse tipo de cirurgia. Nesse contexto, o programa possui parceria com a pós graduação do Instituto Falke, através da qual se consegue a certificação para realização de Cirurgia Robótica.

 

O tradicional e respeitado Serviço de Urologia da Santa Casa agora oferece também uma modalidade de sub-especialização em câncer urológico para urologistas que, até então, necessitavam se mudar para outro estado para fazê-la. Com ampla programação teórica e prática, vivências com profissionais de outras áreas e elevado volume de cirurgias, o fellowship não beneficia apenas ao profissional que está cursando, mas também à sociedade como um todo, que poderá contar com uro-oncologistas formados pela instituição.

Dr. Hidelbrando Mota Filho – CRM: 11.132 / RQE: 7164 Urologista da Santa Casa de Fortaleza Coordenador do Fellowship de Uro-Oncologia da Santa Casa de Fortaleza Doutor em Urologia pela FMUSP Fellowship em Cirurgia Robótica pela Clinique Saint Augustin em Bordeaux, França
Dr. Renan Doth CRM-CE 17.388 RQE 13376 Urologista e atual Fellow de Uro-Oncologia da Santa Casa de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Responsabilidade individual do médico e do chefe do serviço – Médicos que integram serviço médico em hospitais.
Next post É possível reverter uma vasectomia?